7 atribuições que todo dentista do esporte tem

A Odontologia é uma profissão com diversas oportunidades de atuação. E uma das áreas que é pouco divulgada ou até mesmo conhecida, é a odontologia esportiva.

7 atribuições que todo dentista do esporte tem


A Odontologia é uma profissão com diversas oportunidades de atuação. E uma das áreas que é pouco divulgada ou até mesmo conhecida, é a odontologia esportiva. Afinal, independente da modalidade do esporte praticado, para ser um bom atleta é preciso cuidar tanto da saúde física como bucal também. Tendo ela sempre em dia, com visita periódica ao dentista. 


Para entendermos melhor, o dentista do esporte tem a responsabilidade de garantir um maior rendimento dos atletas a partir da saúde do sorriso. Com os cuidados fundamentais para que seu rendimento não seja prejudicado por conta de uma dor de dente, inflamação ou qualquer outro problema que possa vir a surgir. Por isso, prevenir é sempre o melhor remédio. 


No entanto, não são apenas essas as atribuições do dentista do esporte, existem muitas outras que você confere neste texto. Continue a leitura e confira! 



Principais atribuições do dentista do esporte 


1. Responder por todos os problemas relacionados à área odontológica


A primeira atribuição do dentista do esporte é responder, caso haja algum problema, por todos os assuntos relacionados à área odontológica. Desde situações que ocorram dúvidas em relação às avaliações, procedimentos que o atleta venha a realizar, cirurgias e possíveis complicações que possam surgir. 


2. Representar o clube em congressos e cursos na área


O profissional da Odontologia Esportiva, assim como os demais, precisa estar sempre atento a cursos e congressos na área. Isso ajuda na geração de conhecimento e técnicas que possam vir a usar no clube\atleta em que atua. Por isso, mais uma das atribuições do dentista de esporte é representar o clube em cursos e congressos relacionados à área. 


3. Realizar todas as avaliações dos atletas do clube


O dentista esportivo precisa também fazer todas as avaliações necessárias para o melhor rendimento dos atletas. Afinal, é durante esse procedimento que podem ser detectados algum problema ou inflamação que possa prejudicar no momento de realizar as suas atividades. 


4. Trabalhos preventivos 


Além de colaborar para o rendimento dos atletas, o profissional precisa repassar o seu conhecimento para eles através de orientações, palestras, profilaxias e restaurações


preventivas para readequação do meio bucal, são alguns dos exemplos. 


5. Inserção científica e interação com os outros departamentos do clube


Em nenhuma profissão é possível trabalhar sozinho, e para o dentista do esporte também não. Por isso, mais uma de suas atribuições, é a interação com os outros departamentos do clube, pois é importante saber como os demais setores atuam e no que são responsáveis. 


6. Controle de medicamentos utilizados na Odontologia e que podem ocasionar o


“doping positivo” no atleta


O exame antidoping é feito com frequência nos atletas. Ele serve para detectar se não há nenhuma substância que possa ajudar no seu rendimento de forma ilegal. E o papel do dentista do esporte é ter o controle dos medicamentos utilizados na sua área para que não ocorra o doping positivo do atleta, que possam ocasionar a sua dispensa de alguma competição. 


7. Realizar todos os procedimentos de urgências e emergências odontológicas


Dor de dente, inflamações, cáries, entre outros casos podem ocorrer com um atleta. E para isso, o dentista do esporte precisa realizar todos os procedimentos de urgência e emergência. 


Quer saber mais? Baixe o EBOOK GRATUITO da nossa Professora Dra. Clara Padilha sobre Odontologia do Esporte. 


 



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

QUAX - Sites & Sistemas